Costa Verde Web Radio: FÁTIMA 2018 SEGURANÇA – Está em marcha a operação “Peregrinação Segura 2018”

Costa Verde Web Radio

FÁTIMA 2018 SEGURANÇA – Está em marcha a operação “Peregrinação Segura 2018”

FÁTIMA 2018

SEGURANÇA – Está em marcha a operação “Peregrinação Segura 2018”
A GNR já está no terreno para acompanhar os milhares de peregrinos que nestes próximos dias vão colocar-se nas estradas portuguesas rumo a Fátima. É a Operação “Peregrinação Segura 2018”.
Como é habitual todos os anos, o mês de maio é o mês da peregrinação até ao Santuário de Fátima, os principais caminhos dos milhares de peregrinos são as estradas nacionais, a GNR já está no terreno para acompanhar esses mesmos homens e mulheres de fé que rumam todos os anos até Fátima.

A GNR adianta que já estão no terreno várias ações de patrulhamento, ações essa que se centram nas principais vias de acesso à cidade de Fátima. 

A GNR garante assim que “ a Operação ‘Peregrinação Segura 2018’ está na rua para apoiar e garantir a segurança dos peregrinos durantes as deslocações”, já no Santuário aquela força de segurança reforçou o contingente de militares e nas zonas envolventes também é possível se verificar a força ‘musculada’ da GNR.

A nota deixa ainda alguns conselho para todos aqueles que vão caminhar pelos caminhos de fé até Fátima, durante os trajetos, a GNR aconselha os peregrinos a:

· Andar em fila indiana;
· Sinalizar o início e fim dos grupos;
· Não andar na estrada, mas sim pela berma;
· Caminhar sempre na berma contrária ao sentido do trânsito;
· Não andar em locais onde seja proibida a circulação de peões;
· Usar sempre, quer de dia quer de noite, coletes refletores;
· Se for preciso reunir o grupo, fazê-lo sempre fora da estrada;
· Não usar auscultadores de rádio;
· Não utilize o telemóvel durante a caminhada;
· Fazer pausas de uma hora na caminhada da manhã e duas no fim do almoço;· Não andar sozinho durante a noite;
· Tomar especiais cuidados ao atravessar as vias.

No Santuário e na cidade as recomendações da GNR vão para que se evite filas prolongadas, não deixar bens à vista no interior dos veículos, não deixar documentos pessoas dentro dos veículos.

No passeio que faça pela cidade ou pelo Santuário nunca transportar carteira ou telemóvel nos bolso de trás ou em mochila, trazer sempre consigo esses bens nos bolsos da frente e em contacto com o corpo, não andar com grandes quantias de dinheiro, e se o levar, divida-o e distribua-o por vários locais.

Andar sempre com bateria no telemóvel e o contato com os demais elementos do grupo. No fim das cerimónias a GNR aconselha que saia de forma calma e gradual a fim de evitar filas prolongadas. 

O conselho estende-se aos mais idosos e crianças que leve consigo, nunca os perca de vista, devendo estes terem sempre um contato de um adulto do grupo.

Sem comentários:

Enviar um comentário